Fique por dentro!

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Sistema Educacional nos EUA: como funciona

Se você está pensando em estudar nos EUA ou tem curiosidade em saber como funciona o seu sistema educacional, saiba que o seu sistema educacional não é tão diferente do Brasil, principalmente no ensino primário e secundário.
 

Ensino Primário e Secundário

A primeira etapa se chama Elementary School, na qual os alunos permanecem por cinco ou seis anos antes de chegar ao ensino secundário, que é dividido em Middle School e o High School. Esse nome se dá porque o período total de estudos básicos é de doze anos, então neste momento ele atinge o ponto máximo de séries que pode cursar.


No fim do High School o aluno ganha um certificado de conclusão (High School Diploma) e pode dar entrada no início do processo para ingresso ao ensino superior. Neste ponto, o sistema educacional ganha uma estrutura bem diferente do que vimos por aqui

 Ensino Superior

Undergraduate - Uma vez admitido, ele precisa cursar quatro anos para obter o título de bacharel. Nos dois primeiros tem a oportunidade de se inscrever em variadas disciplinas, a sua escolha, a fim de adquirir conhecimentos gerais, para então especificar seu campo de estudo de acordo com o seu ingresso. A obtenção deste diploma pode ser através de community college (cursos de 2 anos, que podem ser transferidos para uma universidade) ou direto na universidade.


Graduate Masters – Àqueles que desejam seguir carreira em posições de níveis mais altos é importante que frequentem o masters. Para ser aceito, submete-se a um exame interno chamado Graduate Record Examination, entretanto alguns cursos tem seus próprios exames. Dura no total de dois anos. Uma curiosidade: Direito e Medicina, por exemplo, são consideradas especializações, de forma que uma pessoa que queira seguir estas profissões obrigatoriamente precisa ser um mestre, após ter feito um bacharelado em outra área afim.

Graduate Doctorate ou PHD – O diploma do curso de mestrado não é exigência para o ingresso no curso de doutorado, porém é um importante caminho. Este ponto dos estudos compreende de três a seis anos, em que os dois primeiros têm foco em seminários e cursos, enquanto os seguintes na elaboração do trabalho de dissertação ou tese.

Certificate Programs – Entre o concomitante ao undergaduate e ao graduate, o aluno pode fazer cursos extras a fim de ter domínio sobre um tópico especifico dentro da área maior que estuda. Um exemplo: se o aluno pretende se diplomar em administração, ele pode juntar ao seu currículo um curso extra de especialização em contabilidade ou marketing ou comercio exterior.

Forma de ingresso

Ao contrário do Brasil, não existe uma prova que o interessado faça para a sua admissão. Após escolher a universidade e o curso que pretende, o candidato subordina seu histórico escolar, chamado de academic transcripts, nele estarão suas notas durante todo o percurso escolar. Entretanto, algumas universidades avaliam as notas dependendo da origem do candidato, se ele estudou em escolas de prestígio, que tem um currículo mais elaborado e rígido em comparação ao de high school normal, suas notas serão levadas mais em consideração.



Algumas universidades podem cobrar o envio de uma redação, com tema proposto ou livre. Se houver dúvidas ou necessidade, o requerente pode passar por uma entrevista com o coordenador ou professor do curso que está interessado.

Desejando se matricular para um high school nos EUA? 

Prefere um curso superior?


Nenhum comentário:

Postar um comentário