Fique por dentro!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Entenda o sistema Educacional no Canadá

Na última década o Canadá se tornou uma das referências mundiais quando o assunto é educação. Mas o que é diferente por lá comprado ao Brasil? E principalmente, como funciona o sistema educacional Canadense?


Elementary e High School

O ensino começa no Kindergarten (o nosso Jardim de Infância), que ajuda a desenvolver o potencial infantil até os 6 anos de idade. Mas é a partir dos 6 anos que todas as crianças são obrigadas a frequentarem a escola (em províncias como Quebec, a partir dos 5 anos). Essa é uma obrigatoriedade até que eles completem 18 anos de idade, ou completem a educação secundária.


 Dos 6 aos 14 anos, as crianças cursam o Elemantary School, que no Brasil chamamos de Ensino Fundamental, cujas séries - chamadas de Grades - vão de 1 a 8. Durante esses oito anos, os alunos têm no currículo escolar fundamentos básicos de matemática e linguagem, além de introdução às ciências e artes.

A partir de então, do Grade 9 ao Grade 12, os adolescentes cursam o High School (famoso no cinema em filmes adolescentes), o equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Durante este período escolar os estudantes são incentivados a buscarem áreas de seus interesses, como uma preparação para o ensino superior.

Sistema de avaliação

A avaliação dos alunos começa na Elementary School, entretanto é a partir dos anos de High School que os estudantes começam a se preparar para a entrada nas universidades canadenses ou nas outras formas de ensino continuado (que falaremos em breve).

A seleção para as universidades é feita de forma diferente do Brasil. No Canadá, pega-se a média das notas dos últimos dois anos de High School e essa média é levada em consideração para que os alunos consigam bolsas de estudos ou, no caso de algumas instituições, até mesmo para sejam admitidos nos cursos. Essa média leva em consideração a aptidão da área desejada. Um estudante que quiser seguir a carreira na engenharia, por exemplo, deve ter boas notas em matérias como Matemática e Física.


Caso o aluno não consiga as notas esperadas para entrar em um curso superior de sua preferência (ou na instituição de sua preferência), é possível fazer um curso que melhore a média das notas da High School.

Ensino Superior é público?

No Canadá, a universidade não é 100% gratuita, mas também não é totalmente privada como se pensa. Na verdade, boa parte do ensino superior é subsidiado entre o Governo Federal e as Províncias (que seria mais ou menos o “governo estadual”). Isso torna os custos educacionais para os alunos muito mais em conta que o país vizinho, Estados Unidos.

Aos estudantes canadenses, fica a responsabilidade de pagar cerca de 17,8% do custo do curso escolhido, chamado de tuition – uma espécie de taxa paga na inscrição e durante todo semestre letivo.

Esse valor, entretanto, pode ser menor de acordo com a província. O certo, é que cidadãos canadenses pagam bem menos que os alunos estrangeiros que não possuem cidadania.

Quais tipos de ensino superior existem?

As Universities não são as únicas possibilidades para quem quer continuar os estudos após o high school. Os Colleges se assemelham aos cursos técnicos do Brasil. São cursos em geral mais rápidos e voltados para a prática, feitos para quem quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho. Já a University é voltada para os cursos mais teóricos, voltados para a pesquisa.


Dentre essas duas opções, é possível ter os seguintes diplomas ou programs: “Certificate”, que é mais curto, com até um ano de duração; “Diploma”, que varia entre dois a três anos de duração; e o “Degree”, que são os cursos de quatro anos, semelhantes ao bacharelado das faculdades do Brasil.

“Graduate Certificate” é uma espécie de pós-graduação. Para entrar, nesse curso é preciso antes ter feito algum tipo de curso anteriormente (geralmente um Degree, na mesma área de atuação).

O Masters e o Doctorate são os cursos de mestrado e doutorado, respectivamente. São voltados para pessoas que já passaram por uma universidade e querem continuar na área da pesquisa.

Undergraduate e Graduate

Não confunda: Undergraduate refere-se aos cursos de Degree, como se fossem os bacharelados e licenciaturas no Brasil. Os Graduate Certificates referem-se ao passo acima desse, para pessoas que já possuem algum tipo de graduação anterior.

Requisitos para entrar nas universidades

Para estrangeiros, os requisitos para entrar em um ensino superior no Canadá dependem do tipo de ensino escolhido. De qualquer forma é preciso comprovar a escolaridade (ensino médio para undergraduate certificate e de faculdade para graduate certificates, etc.). Além disso, é necessário comprovar proficiência na língua, através de provas como TOEFL e IELTS. Paralelo a isso, é preciso conseguir o visto de estudante e pagar a taxa de tuition, que deve ser feita com pelo menos seis meses de antecedência ao início do curso.

Desejando se matricular para um high school no Canada? Acesse http://www.bex.tur.br/programas/estudar/programa/high-school-no-canada

Nenhum comentário:

Postar um comentário