Fique por dentro!

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Países que exigem vistos para Brasileiros




Você já deve ter ouvido falar que para entrar em determinados países é preciso conseguir um visto. O visto é um documento que o país de destino emite para dar a um indivíduo permissão de adentrar no país e realizar determinadas atividades por um período específico de tempo. Essa autorização de viagem é emitida pelo consulado do próprio país no Brasil.


Existem diversos tipos de vistos:

             de turista;
             de negócios;
             de trânsito;
             de estudante;
             de jornalista
             de noivo (a);
             diplomático.
Entre outros...

Entrar sem essa permissão em um país ou praticar atividades que não estão entre as permitidas pelo documento – por exemplo, usar visto de turista para trabalhar – faz com que a pessoa seja considerada um imigrante ilegal e corra o risco de ser deportada. Por isso, fique bem atento a esses detalhes antes de viajar.

Exigência do visto de turista

Mas será que todos os países exigem visto dos brasileiros? A resposta, felizmente, é não! Isso porque muitos países têm acordos bilaterais com o Brasil, liberando a nossa entrada no caso de viagens a lazer, sem a possibilidade de fazer negócios, ou seja, para fins de turismo. E a lista de nações que nos recebem sem pedir visto de turismo é grande, são mais de 100 países, incluindo a União Europeia e quase todos os países da América do Sul.

Por outro lado, ainda há essa exigência por parte de muitos países que são destino certo dos brasileiros, sendo o principal deles os Estados Unidos. Se o seu país de destino exige o visto, fique muito atento quanto aos documentos necessários e, se possível, o providencie com bastante antecedência, pois pode haver uma longa espera para obter o visto de alguns países.

Lembre-se: a isenção do visto para alguns países vale apenas para o visto de turista. Para a maioria dos países ele dura 90 dias, mas pode chegar a até 180 dias em alguns destinos.

Quais são os países que exigem visto de turismo para brasileiros e quais não exigem?

Destino de muitos brasileiros, quase toda a Europa não exige o visto para nossos turistas. Dos cerca de 50 países europeus, 43 não requerem o documento, incluindo os países da União Europeia. Alguns desses destinos são: Itália, Reino Unido, Portugal, Grécia, Irlanda, Espanha, França e Alemanha.
 

Na América do Sul é preciso de visto apenas para entrar na Guiana Francesa. E, nos 9 países do Mercosul, entre eles Chile, Peru, Argentina e Paraguai, nós brasileiros não precisamos de passaporte para entrar, basta mostrar a identidade! O Canadá é outro destino das Américas que recebe os brasileiros sem visto (mas é preciso uma autorização eletrônica de viagem, o ETA), assim como o México (checar condições). Já os Estados Unidos obriga os brasileiros a obterem visto e o processo burocrático, com exigência de entrevista pessoal.

Alguns outros destinos que não exigem visto para brasileiros são: Rússia, África do Sul, Croácia, Turquia, Vaticano, Coréia do Sul, Áustria e Indonésia. Enquanto outros destinos muito procurados como Japão, China, Índia, Austrália, Emirados Árabes, Cuba e Indonésia estão na lista das nações que exigem visto dos brasileiros.

Exigência do visto de estudante

Já o visto para estudos é diferente. Para a grande maioria dos países, o brasileiro precisa solicitar um visto de estudante especifico, mesmo que para turismo ele tenha isenção, como é o caso dos países da Europa e da América do Sul ou o caso do Canadá que para turista ele pode pedir o ETA.


 Existem, porem, algumas exceções como o Reino que permite o brasileiro estudar ate 6 meses com um visto de visitante-estudante que é obtido na entrada do pais (sem a necessidade de solicitar o visto no Brasil) e a Nova Zelândia, que permite estudar ate 3 meses com o visto de turista (que também não precisar ser solicitado no Brasil e recebe na entrada).

Desejando informações sobre intercâmbio ? Acesse http://www.bex.tur.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário